Numa altura em que a proteção do ambiente é mais importante do que nunca, os consumidores preferem cada vez mais as rolhas de cortiça devido às suas credenciais de sustentabilidade impecáveis, além das superiores capacidades técnicas em termos de salvaguarda da qualidade dos vinhos. O estudo teve como objetivo calcular a pegada de carbono da Neutrocork, a fim de:
A empresa:
A Corticeira Amorim é o maior produtor de produtos de cortiça do mundo, com vendas anuais de 702 milhões de euros e clientes em mais de 100 países. Organizada em cinco unidades de negócios (UN) - Matérias-Primas, Rolhas, Revestimentos, Aglomerados Compósitos e Isolamentos - a Corticeira Amorim oferece um vasto portfólio de produtos e soluções sustentáveis de alta qualidade para uso em indústrias tão diversas e exigentes quanto a aeronáutica, automóvel, construção e vinícola.
Sobre a Neutrocork:
A Neutrocork é uma das rolhas técnicas de nova geração da Corticeira Amorim, desenvolvida a partir de cortiça natural, utilizando tecnologia de ponta, consistindo numa composição uniforme de microgrânulos de tamanho uniforme pressionada em moldes individuais. A principal característica é a grande estabilidade estrutural. Esta rolha é recomendada para vinhos com uma certa complexidade.
Para calcular a pegada de carbono da Neutrocork, a Corticeira Amorim promoveu um estudo. Para este estudo, realizado em 2018, pela PricewaterhouseCoopers, foi utilizada uma metodologia de análise do ciclo de vida (ACV), seguindo as diretrizes do Protocolo de Gases de Efeito Estufa (GEE), desenvolvido pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) e pelo World Resources Institute (WRI). Este é um método padrão que permite avaliar os impactos de um produto ou serviço no meio ambiente durante todas as etapas da sua vida, desde a extração dos recursos naturais até ao processamento final de resíduos. Foi adotada uma abordagem Business to Business (Cradle to Gate), o que significa que a pegada de carbono foi calculada até à conclusão do processo de produção, incluindo a distribuição até ao Reino Unido.
A pegada de carbono, incluindo todas as fases de produção e transporte final até ao Reino Unido, representa um total de -342 kg de CO2e / tonelada de produto, equivalente a -1,8 kg de CO2e / 1000 rolhas (ou seja, -1,8g de CO2e por rolha).
Cenário considerando o sequestro de carbono no estágio florestal
Tendo em conta que a produção da rolha Neutrocork está integrada na cadeia de valor da produção da cortiça, o estudo considerou ainda o sequestro do ecossistema (o montado) viabilizado pela extração cíclica de cortiça, proporcionando um resultado ainda maior - correspondendo a um total de -73.342 kg de CO2e / tonelada de produto, equivalente a -392 kg de CO2e / 1000 rolhas (ou seja, -392g de CO2e por rolha).
Os resultados do estudo da PricewaterhouseCoopers confirmam que a rolha Neutrocork tem um impacto positivo no ambiente, reiterando o compromisso da Corticeira Amorim com o desenvolvimento sustentável.