A mais recente gama de pavimentos Authentica, da marca premium Wicanders, foi destacada na restrita lista dos Muuuz International Awards, na categoria de Pavimentos Naturais (Natural Floorcovering). Promovida pela ArchiDesignclub e pela d’a magazine, esta é uma importante iniciativa no panorama internacional de arquitetura e design de interiores que, na edição deste ano, premiou 33 produtos, de 15 países diferentes. Authentica, da Amorim Revestimentos, evidenciou-se entre as 2500 novidades submetidas a concurso, de um universo de 600 produtores, classificadas de acordo com os seguintes critérios: design, originalidade, usabilidade e tecnicidade.
Simultaneamente, em Portugal, a inovadora coleção Hydrocork foi distinguida nos prémios Inovação e Construção, no segmento de Pavimentos. Com uma organização conjunta que une o jornal Construir, a Anteprojectos e o Projectista, este é um evento anual que vai já na terceira edição e visa reconhecer o esforço e a aposta das empresas que atuam em Portugal no desenvolvimento de soluções mais sustentáveis e colocam a Construção num patamar mais elevado em matéria de inovação.
Para Pedro Pinho, Diretor de Marketing da Amorim Revestimentos, “É com agrado que temos assistido recentemente a uma valorização, por parte do mercado especializado, da inovação subjacente às mais novas gamas da Wicanders e da forma como esta se relaciona diretamente com o bem estar dos consumidores, seja pela via da performance técnica, seja pelo incremento das já robustas credenciais de sustentabilidade dos nossos pavimentos, a que junta um alinhamento muito forte com as tendências dos nossos principais mercados.”
Neste âmbito, a seleção de Authentica para os Muuuz International Awards é ainda mais relevante num contexto onde figuram alguns dos nomes mais sonantes do design mundial, como são exemplo os franceses Erwan & Ronan Bouroullec e os ingleses Barber & Osgerby, que assinam duas das coleções vencedoras.
Lançada no início do ano, Authentica assinala uma rutura no mercado das soluções de pavimentos vinílicos com visual de madeira e pedra, na medida em que - tendo na sua composição 4 mm de espessura de cortiça divididos em dois layers distintos - se apresenta como a solução mais ecológica para este tipo de segmento. A introdução de um segundo underlay de cortiça reflete-se na questão ambiental, mas também no desempenho técnico do pavimento, oferecendo maiores benefícios em termos de resistência térmica e de redução de ruído.
Por sua vez, o cariz inovador de Hydrocork tem sido amplamente reconhecido pelo mercado. A introdução da resistência à água num pavimento com núcleo de cortiça (que permite estender de forma inédita o âmbito de aplicação de pavimentos com cortiça a todas nas áreas de um edifício), a sua fina espessura (no total, apenas 6 mm que tornam a solução ideal para projetos de reabilitação) e a facilidade de aplicação (sistema PressFit), fazem de Hydrocork um dos produtos da Corticeira Amorim com mais rápida proliferação no mercado, representando já mais de 10% de vendas no vasto portfolio da Amorim Revestimentos.
Como reflexo deste rápido crescimento, a empresa fez um novo investimento para reforçar a capacidade de produção de Hydrocork, num valor de cerca de 1,2 milhões de euros, estando assim preparada para dar resposta ao que se espera seja um contínuo crescimento de vendas nos diferentes mercados onde está presente.