Para além de reunir diversos nomes de referência do sector dos vinhos a nível nacional e internacional em torno de um tema premente para a área vinícola, o encontro vai ainda distinguir duas personalidades com os Grand Prix e Prix d'initiative, pelo percurso ou pelo espírito de iniciativa demonstrado no desenvolvimento de projectos inovadores no sector do vinho.
As novas formas de distribuição, de consumo e de informação, da embalagem ao marketing são alguns dos temas que serão abordados pelo painel na Mesa Redonda, a par das tendências de consumo nos países emergentes e da evolução do paladar dos consumidores e dos mercados. Robert Tinlot (Presidente da Academia Amorim) vai presidir este centro de debate, acompanhado pelos oradores Denis Dubourdieu, Bernard Burtschy, Jorge Monteiro e Salvador Guedes, moderados por André Magalhães.
Fundada em 1992, por membros da terceira geração da família Amorim, a Academia Amorim é uma organização internacional, criada em França, com o propósito de apoiar e incentivar a investigação em enologia e de contribuir para a difusão do conhecimento do vinho e do sector, através da promoção de uma competição anual e da promoção contínua de fóruns sobre a temática do vinho.
Anualmente são convidados a participar no concurso cientistas, investigadores, economistas, sociólogos ou simples interessados na área que tenham publicado artigos ou trabalhos científicos em torno do vinho.
Os Grand Prix e Prix d'initiative vão ser atribuídos nesta que é a sua vigésima edição, às 18h30, pelo júri do concurso, formado por um painel internacional de especialistas com experiência e conhecimento no sector do vinho, como Denis Dubourdieu (Professor de Enologia da Universidade de Bordéus), Robert Tinlot (Presidente Honorário da OIV) e Jacques Puisais (Presidente Honorário da União Internacional dos Enólogos).
PROGRAMA