A CORTICEIRA AMORIM promoverá a reciclagem de rolhas de cortiça durante a Essência do Vinho, um dos principais eventos nacionais do sector, que decorre entre dia 3 e 6 de Março, no Palácio da Bolsa. Estima-se que sejam recolhidas mais de 20.000 rolhas de cortiça durante os quatro dias do evento.
Sensibilizar os consumidores de vinho e os públicos do sector para a importância da rolha de cortiça e de acções simples como a de preferir vinhos engarrafados com este vedante natural, através da prática de reciclagem, é um dos principais motes da iniciativa.
A cortiça é uma matéria-prima 100% natural e 100% reciclável, cuja utilização resulta benéfica para o meio ambiente, ao nível da retenção de CO2, da preservação da biodiversidade e do combate à desertificação.
Implementado em diversos países, como nos EUA, no Reino Unido, na África do Sul, em França e em Itália, o programa de reciclagem da CORTICEIRA AMORIM possibilita a incorporação de cortiça noutras soluções, estendendo assim o seu ciclo de vida e os benefícios inerentes à sua utilização.
No caso específico de Portugal, a reciclagem de rolhas é assegurada no âmbito do Green Cork, um programa da Quercus, que tem ainda como parceiros a Biological, os centros comerciais Dolce Vita e os hipermercados Modelo e Continente. Este projecto preconiza não só a reciclagem de rolhas de cortiça, como também o financiamento do programa "Criar Bosques, Conservar a Biodiversidade", que prevê a plantação de árvores que constituem a floresta autóctone portuguesa, de que é exemplo o sobreiro.
Em 2010, e considerando a totalidade dos países onde a CORTICEIRA AMORIM tem implementado o programa de reciclagem, foram recolhidas e recicladas 172 toneladas de rolhas de cortiça, o equivalente a 43 milhões de unidades.