A cortiça é uma matéria-prima tão perfeita que até hoje nenhum processo industrial, laboratorial ou tecnológico a conseguiu replicar.
Mais de 50% do volume da cortiça é ar, o que a torna muito leve - pesa apenas 0,16 gramas por centímetro cúbico, e flutuante.
A cortiça é o único sólido que ao ser apertado num dos lados não aumenta de volume no outro lado. Além do mais, a cortiça tem uma «memória elástica» que lhe permite adaptar-se quer a variações de temperatura quer a variações de pressão. Tal característica deve-se à mistura gasosa entre cada célula, o que facilita a sua compressão até cerca de metade da sua largura e a posterior descompressão, regressando à forma original.
Graças à suberina e aos ceroides presentes nas paredes das células, a cortiça é impermeável a líquidos e a gases. A sua resistência à humidade permite-lhe envelhecer sem se deteriorar. A cortiça é um dos melhores vedantes existentes no mercado.
A cortiça tem uma baixa condutividade de calor, som e vibração. Isto acontece porque os elementos gasosos que contém estão fechados em pequenos compartimentos impermeáveis e isolados uns dos outros.
A cortiça contribui para a proteção contra alergias pois não absorve pó e, consequentemente, evita o aparecimento de ácaros, pelo que o odor dos seus compostos aromáticos não é intrusivo.
A cortiça é muito confortável pois as suas células são formadas por microscópicas almofadas gasosas. Tal caraterística confere à cortiça a capacidade de absorver choques, aliviando a pressão sobre os pés, protegendo as articulações e salvaguardando a coluna.
A lenta combustão da cortiça transforma-a num retardador natural de fogo. Aliás, a cortiça é uma barreira natural contra incêndios. A cortiça não faz chama nem liberta gases tóxicos durante a combustão.
A cortiça é uma matéria-prima renovável, reciclável e reutilizável.
A cortiça como produto natural é 100% biodegradável.
O pó da cortiça pode usar-se como biomassa, uma fonte de energia neutra em termos de emissões de CO2.
A cortiça é um produto suave ao toque, com um odor muito característico, não intrusivo, e levemente adocicado. Com uma temperatura natural muito aproximada à do corpo humano, a cortiça transmite uma sensação de conforto difícil de replicar com qualquer outro material.